luminode

Projeto e construção de uma plataforma de experimentação em arquitetura interativa utilizando uma rede wifi de microcontroladores para controlar as lâmpadas do espaço do pavilhinho da arquitetura.

O pessoal do CALA¹ chegou até mim e o pessoal do Tarrafa para pedir uma ajuda na instalação elétrica deles. Eles queriam algo simples, mas estavam abertos para algo mais maluco. Já que sempre quis trabalhar com arquitetura interativa, propus que a gente fizesse dali um experimento com sensores de movimento e presença, e iluminação reativa.

Para isso, propus criar uma rede mesh de microcontroladores para fazer todo o trabalho. Controlando lâmpadas incandescentes por meio de dimmers e relés. O microcontrolador a ser usado seria o ESP8266, que parecem resolver bem esse tipo de coisa e não são caros.

A gestão do CALA curtiu e se empolgou com a ideia. E começamos a trabalhar dividindo em duas etapas, a primeira e mais urgente foi resolver o problema da iluminação, que seria necessário para as festas e eventos ali no pavilhinho; a segunda etapa era colocar o sistema interativo pra funcionar.

Na primeira etapa eu ajudei um pouco no levantamento de material, e também na instalação, mas quem instalou de verdade e resolveu as tretas foi o Arthur Furtado da Silva, que é estudante de arquitetura, mas manja muito de instalação elétrica residencial.

A segunda etapa está em andamento, com o levantamento de requisitos de cada módulo. Depois disso vou projetar as placas e botar pra testar!


¹ Centro Acadêmico Livre de Arquitetura

Advertisements