Computação Criativa usando Arduino e Processing

English summary: This course is an introduction to creative computing using the free, easy-to-use, and open plataforms Arduino and Processing. It teaches the basics of digital electronics and programming for the development of reactive and interactive objects or environments.


abcd

My Arduino basics workshop at Tarrafa Hacker Club – Arduino Day 2016.

Este curso é uma introdução à computação criativa usando as plataformas abertas, livres, e muito fáceis de usar Arduino e Processing. Ensina o básico de eletrônica digital e programação para a criação de objetos e ambientes que interativos.

Não é necessário conhecimento prévio em eletrônica ou programação! Toda a didática da oficina é ajustada para leigos com uma metologia leve, divertida e bem “mão na massa”.

O que é o Arduino?

É uma plataforma de hardware/software de código aberto para a construção de dispositivos digitais e objetivos interativos que podem sentir e controlar o mundo físico à sua volta.

Aprenderemos como o Arduino funciona, e como fazer com que ele sinta luz, calor, movimento, pressão, e bem como fazê-lo atuar no ambiente ao seu redor por meio de luzes, chaves eletricas, motores, sons, entre outros. Também aprenderemos como comunicar entre Arduinos e com o computador.

O que é o Processing?

É uma linguagem de programação e também um ambiente de desenvolvimento construído para as comunidades de arte digital, novas mídias, e artes visuais com o propósito de ensinar os fundamentos de programação em um contexto visual. Processing também é código aberto.

Pro lado do Processing aprenderemos como criar elementos gráficos elementares, cores, objetos, interação com mouse e teclado, assim como integração com o Arduino.

As possibilidades são infinitas!

Metodologia

Os Kits de Arduino serão distribuídos para grupos de até 3 participantes; É também imprescindível que haja um computador por grupo. Limite máximo de 15 participantes por oficina.

A oficina consiste na alternância entre a explicação de novos conceitos, e na experimentação dos mesmos com os kits. No final os participantes serão estimulados a realizar um projeto próprio a partir do conteúdo ministrado.

 

Advertisements